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lunes, 22 de julio de 2013

Diferenças entre discurso e prática: implicações para a prática etnográfica

Por Jefferson Virgilio
Apresenta etnografia realizada de modo não autorizado em ambiente de trabalho compartilhado, que realiza função de televendas de produtos bancários. A etnografia remete aos conflitos e negociações existentes entre os interesses dos sujeitos que compartilham o ambiente de trabalho denominado call center. Realiza reflexão acerca dos dados obtidos e das informações construídas após realização da etnografia em ambiente industrial específico de forma não autorizada. Disserta sobre a obtenção de dados e informações em uma pesquisa não revelada legitimando os dados e as informações obtidos, pelo contexto identificado. Justifica a necessidade de realização de etnografia não revelada, neste caso, pela dificuldade em ser aceito como pesquisador no ambiente de trabalho denominado como call center, dissertando sobre porque tal negativa é realizada. Advoga sobre a necessidade, em casos singulares e específicos, de etnografias não reveladas pela exemplificação das dificuldades em obter os dados e informações que demonstrem a diferença existente entre o discurso e a prática observados. Possibilita realizar afirmações sobre a temática e ampliar as percepções atuais sobre a legitimidade de etnografias não reveladas. Demonstra e compreende a existência de diferenças entre o discurso e a prática realizados pelos operadores de call center. As referidas diferenças são sustentadas por interesses e valores individuais que divergem entre empresa contratada (call center), empresa contratante (bancos), chefias e operadores. Revela as dificuldades da execução de etnografia não revelada enquanto mantém a pesquisa oculta e desconhecida para seus sujeitos de pesquisa.

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